'TESTE DO BAFÔMETRO' PODE DETECTAR CÂNCER E OUTRAS 16 DOENÇAS


Os médicos na Grécia Antiga afirmavam que a nossa respiração era um forte indicador de saúde, mas foram pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel que provaram que isso é verdade.

Eles desenvolveram um dispositivo, que lembra o teste do bafômetro, que usa nanopartículas para identificar 17 doenças diferentes, incluindo câncer de pulmão e doença de Parkinson, a partir de apenas uma única assoprada.

A equipe testou amostras de mais de 1.400 pacientes e identificou 13 produtos químicos encontrados em oito tipos de câncer, Doença de Crohn, Mal de Parkinson, hipertensão pulmonar e outras doenças. Cada um desses compostos orgânicos voláteis, que estão presentes em quantidades variáveis, formam uma “impressão digital” para cada doença.

Os dados são analisados por um sistema de inteligência artificial, que leva em conta a idade, sexo e outros fatores. Durante os testes, o sistema foi capaz de acertar o diagnóstico em 86% dos casos. Embora a máquina ainda não seja suficientemente precisa para os diagnósticos clínicos da vida real, ela é altamente promissora como um teste rápido e não invasivo que poderia detectar doenças em estágio inicial.

Engadget

Nenhum comentário:

SEV NEWS . Tecnologia do Blogger.