POLÍCIA RETOMA CONTROLE DO PRESÍDIO EM ALCAÇUZ, HASTEIA BANDEIRA E ACHA ARMAS



Policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais) entraram nesta sexta-feira (27), de surpresa, na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), para retomar o controle do presídio. Logo após a ação, a bandeira do Brasil foi hasteada onde antes ficavam as bandeiras das facções criminosas. Não houve confronto.
A polícia e os agentes penitenciários federais invadiram os pavilhões 4 e 5 do presídio por volta das 5h. Poucos minutos depois, os agentes hastearam uma bandeira do Brasil e outra do Rio Grande do Norte sob o pavilhão 5, o chamado Presídio Rogério Coutinho Madruga.
A crise no presídio de Alcaçuz teve início no último dia 14, quando 26 presos foram mortos em decorrência de um confronto entre membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Sindicato do Crime do RN.
A operação, denominada Phoenix, tinha como objetivo retomar, restabelecer e reformar o presídio. O nome da operação é uma alusão à ave da mitologia grega que renasce das cinzas. Após obter o controle, a polícia e os agentes iniciaram uma revista minuciosa nos pavilhões, novamente em busca de armas e celulares. Os agentes encontraram um revólver, drogas, diversos celulares e mais de 500 facas artesanais.
A penitenciária foi dividida ao meio por um “muro” de contêineres, para separar os presos do PCC e do Sindicato do Crime do RN. Desde o início da rebelião, cerca de 200 detentos já foram transferidos de Alcaçuz. O governo registrou também a fuga de 56, iniciada no dia 14 de janeiro.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), confirmou a intenção de desativar Alcaçuz ainda este ano. Para isso, trabalha com a perspectiva de concluir a construção de três novos presídios no Estado nos próximos meses.




Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

SEV NEWS . Tecnologia do Blogger.